sábado, 26 de março de 2011

Ciclo de Palestras sobre Padre António Vieira pelo professor António de Abreu Freire (Albufeira, Loulé, Quarteira e Lagoa)

Escolas e Bibliotecas de Albufeira, Loulé, Quarteira e Lagoa receberam na semana passada o professor António de Abreu Freire, investigador, escritor e navegador para um ciclo de palestras e apresentação das suas mais recentes obras sobre o padre António Vieira, a convite da Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade. Há mais de 30 anos que o professor estuda a personalidade e a obra do jesuíta português do século XVII, tendo realizado em 2007/2008 uma expedição marítima a bordo de um veleiro, por todos os espaços por onde andou o conhecido autor dos sermões e grande orador, ao longo da sua movimentada vida.

Vieira nasceu em Portugal e foi criado no Brasil. Foi embaixador do rei D. João IV, missionário no Maranhão, educador do príncipe herdeiro, um pioneiro das ideias antiesclavagistas e das liberdades individuais. Fernando Pessoa o chamou Imperador da Língua Portuguesa. Pregador para reis e cardeais de Roma, Vieira “foi o primeiro a imaginar a Globalização, sob a forma de um Vº Império de matriz portuguesa”, segundo o professor. Grande viajante, o jesuíta português fez 15 viagens marítimas, naufragou e foi vítima de ataques de piratas, mas publicou uma obra escrita monumental, ao longo de 89 anos de vida, onde deixou como herança a grandeza das suas propostas para o futuro de Portugal.

Em Albufeira, Loulé, Quarteira e Lagoa, os encontros do professor com alunos do ensino secundário, sobre o padre António Vieira, deram a conhecer mais sobre a personalidade de “um dos maiores portugueses de sempre, que foi solicitado no seu tempo para resolver problemas muito semelhantes aos de hoje, quando o reino se encontrava ameaçado na sua soberania e sem recursos financeiros para manter a sua segurança e continuidade”, nas palavras do palestrante. “Foi graças à ousadia e à inteligência deste jesuíta, ao seu perfil ético e produtivo, que o reino frágil de então conseguiu superar as dificuldades e garantir a sua independência”, na opinião de António de Abreu Freire, que também é orador experiente nos temas que domina, e mostrou-o ao dirigir-se especialmente aos estudantes e professores. O professor ficou encantado com a atenção dispensada pelos jovens, que ao contrário do que alguns dizem, estão interessados em tudo o que se lhes ensina. Uma recomendação repetida a todos os auditórios, foi a de que os jovens devem ir mais além do que lhes oferecem a aprender, procurando assim ser melhores do que os seus mestres.

Sobre o trabalho que a APEOralidade desenvolve a partir de Albufeira, António de Abreu Freire disse, em diferentes ocasiões, que “a Associação Pesquisa Estudo da Oralidade é um instrumento de memória, essencial para não deixar o passado ser esquecido”. Para ele, “a poesia popular em verso, na sua forma dinâmica e criativa, a do repente e da cantiga ao desafio, representa a imaginação criativa e a invenção do futuro”. Em suas palestras, preconizou que “num futuro muito próximo, o da próxima geração, daqui por 40 anos, quando aqueles que estão a nascer atingirem o máximo do seu poder produtivo, a língua portuguesa contará com cerca de 500 milhões de falantes pelo mundo. Talvez se realize então aquele Vº Império que o padre António Vieira imaginou para os falantes da língua portuguesa”.

António de Abreu Freire prestigiou a Semana da Leitura visitando várias bibliotecas, inclusive a Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira. Como a visita não coincidiu com a vinda da escritora Lídia Jorge “à casa”, deixou-lhe um exemplar dos seus últimos livros publicados, como presente pelos 30 anos de carreira da escritora portuguesa oriunda do Algarve, para serem autografados na presença da escritora. O professor ofereceu ainda, às bibliotecas que o convidaram, um exemplar de cada um dos seus últimos livros. E aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na sua recepção e organização do ciclo de palestras, definindo-o como “produtivo e emotivo, inclusive o encontro como Dr. Ruivinho Brazão e com as Moças Nagragadas”. Em duas ocasiões, o grupo de cantoras exibiu ao professor e convidados alguns trechos do seu reportório. O professor agradeceu ainda o apoio ao evento por parte do Hotel Apartamentos Balaia Plaza.

O professor António de Abreu Freire tem no currículo académico e científico, para além de estudos sobre o padre António Vieira, um doutoramento em Física e outro em Ciências Humanas, em prestigiadas universidades de França e do Canadá, e ainda publicações no domínio da História das Ciências e da Educação. As suas investigações estendem-se pelo Canadá, Brasil e Portugal e em breve será lançado mais um dos seus livros, desta vez dedicado à Literatura de Cordel, sobre a oralidade pelo imenso espaço do Brasil. Nos encontros promovidos pela APEOralidade, o professor falou da riqueza e diversidade da oralidade em língua portuguesa no espaço brasileiro, onde a Literatura de Cordel e os poetas populares representam hoje uma força dinâmica e criativa da identidade e da cidadania. Sobre este e outros temas e interesses, ele desenvolve um blogue e um perfil no Facebook, de onde interage com os leitores, cujos endereços são: http://antonioabreufreire.bloguepessoal.com/  e www.facebook.com/abreufreire .

António de Abreu Freire trabalha actualmente na realização de um documentário de longa-metragem, uma co-produção luso-brasileira sobre o padre António Vieira, na qual ele é autor do texto e narrador. O documentário, que é baseado no livro História de Um Homem Corajoso, será apresentado ao público em Março de 2012, deverá ser apresentado também no Algarve.

Prof. António Abreu Freire com alunos da Escola Secundária de Lagoa

Prof. António Abreu Freire com alunos da Escola Secundária de Loulé

Prof. António Abreu Freire com alunos da Escola Secundária de Quarteira
Prof. António Abreu Freire, na Biblioteca Municipal Lidia Jorge, com alunos da Escola Secundária de Albufeira
Press release e fotos de Ana Lúcia Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário