sábado, 24 de setembro de 2016

PALAVRAS COM QUE BRINCO E APRENDO
6-10 anos


     Acaba de editar-se o livro 2 da trilogia Palavras com que Brinco e Aprendo, tendo como público alvo os 6-10 anos. Um livro que merece chegar às mãos de alunos e professores do primeiro ciclo e de todos, de algum modo, se interessam pela Pedagogia da Oralidade.
Ao ritmo da investigação do Património Oral, a APEOralidade tem vindo a olhar as crianças e os jovens como os destinatários primeiros da cultura de oralidade, os quais, comprovadamente, se deixam, cativar pelo belo estético e pela criatividade lúdica e linguística que transparecem dos enunciados. Os dados do património imaterial, colhidos no testemunho puro da oralidade, são algo de vivo a recriar, recreando, o imaginário juvenil: não pode encerrar-se em cofres de registos mortos.
A publicação, com 126 páginas, constitui uma adequada seleção de diversidade de género e espécie de enunciados recolhidos a partir de Paderne, não sem referência, a outros espaços regionais, nomeadamente os de Albufeira e Loulé. Primorosamente ilustrada pela designer Inês Gonçalves, a partir da UAlg / ESEC em coordenação com a DRCAlg., a publicação exerce de por si um forte atrativo.
O livro vai ser apresentado na Biblioteca Municipal de Albufeira, às 16h30 de sábado, dia 15 de outubro de 2016 e a apresentação cabe à Professora Dra. Olga Fonseca da UAlg.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário