sexta-feira, 31 de julho de 2015

PALAVRAS COM QUE BRINCO E APRENDO 2-6 anos




A sair brevemente


PALAVRAS COM QUE BRINCO E APRENDO
2-6 anos


Palavras com que Brinco e Aprendo, 2-6 anos, edição da Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade, é a primeira de uma série de três publicações paraescolares que assentam na seleção de texto do Património Oral, que tem vindo a ser recolhido, refletido, publicado e pedagogicamente explorado desde 1994 até ao presente, em trabalho de investigação da oralidade tradicional na Região do Algarve, com o centro em Paderne (Albufeira), um estudo em visão contrastiva com o Património Imaterial da vizinha comunidade de Boliqueime (Loulé), ainda em reflexão. Enunciados paralelos, recolhidos noutras comunidades e aqui pontualmente  incluídos, devem-se, sobretudo, a Ações de Formação de Professores, dinamizadas pelo autor, J. Ruivinho Brazão, como Professor Formador.

Com mais de 100 páginas, a publicação abre com um índice sumário e com uma palavra muito breve em que o autor se dirige às próprias crianças. Compreende 4 partes: a primeira é constituída por 57 linquintinas, enunciados que fluem simples, espontâneos e livres, graciosos e apetecíveis de ouvir e dizer, rápidos e transparentes como água que sai da fonte, distribuem-se por 2 capítulos, o primeiro com lengalengas, o segundo com trava-línguas. A segunda parte, dando ainda prioridade ao lúdico, é constituída por 33 adivinhas. A terceira, com 34 enunciados, contém cantigas de embalar, quadras do cancioneiro e provérbios. A quarta parte centra-se num conto que foi recolhido na comunidade de Ferreiras, Albufeira, da voz de Alzira Piteira: “O Menino e o Vento Norte”.
Ações de Pedagogia da Oralidade, levadas a efeito por esta Associação com apoio de Moças Nagragadas na Região do Algarve, comprovaram amplamente a pertinência e o acolhimento dos conteúdos da publicação, junto das crianças do Jardim Escola.

A edição tem o mérito de beneficiar da colaboração pedagógica da equipa de Educadoras - Ana Cristina Brazão, Maria da Nazaré Gonçalves, Patrícia Jorge Silva (Albufeira) e Paula Rute Santos e Paula Valente (Loulé) a quem se deve a criatividade das Sugestões Pedagógicas, que acompanham os diferentes núcleos de texto.
Mas a publicação tem o particular benefício do “Protocolo de Colaboração Específico”, que envolve, com a APEOralidade, a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Escola Superior de Educação e Comunicação: esta desce ao terreno com técnicas ilustrativas específicas - pela mão da estagiária do Curso de Design de Comunicação da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, Inês do Carmo Gonçalves, do Curso de Design e aluna da Prof. Doutora Joana Lessa, PhD, Professora Adjunta, Departamento de Comunicação, Artes e Design, ESEC-UAlg. Conjugam-se, aqui, em harmonia o imaginário linguístico e a criatividade pictórica: ganha em atrativo a expressão da oralidade.  
Dois posfácios encerram a publicação: o primeiro, do autor, para os pais, avós e educadores; o segundo, da equipa pedagógica para os educadores, seus colegas. E, a concluir, notas informativas e índices vários.

A publicação enquadra-se na convicção de que a criança e o jovem são, de sua natureza, o destinatário primeiro da investigação do Património Oral: tendo escapado ao “Visado pela Comissão de Censura”, a que nem escapavam as quadras de feira, a oralidade tradicional preserva a sensibilidade pura da nossa cultura de raiz livremente expressa, no pensar e no querer, no sonhar e o no agir do povo que somos e que é o melhor que ainda temos. Fica assim justificada a presente iniciativa editorial.


J. Ruivinho Brazão

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