A sair brevemente
PALAVRAS COM QUE BRINCO E APRENDO
2-6 anos
Palavras com que Brinco e
Aprendo, 2-6 anos, edição da Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade, é a
primeira de uma série de três publicações paraescolares que assentam na seleção
de texto do Património Oral, que tem vindo a ser recolhido, refletido,
publicado e pedagogicamente explorado desde 1994 até ao presente, em trabalho
de investigação da oralidade tradicional na Região do Algarve, com o centro em
Paderne (Albufeira), um estudo em visão contrastiva com o Património Imaterial
da vizinha comunidade de Boliqueime (Loulé), ainda em reflexão. Enunciados
paralelos, recolhidos noutras comunidades e aqui pontualmente incluídos, devem-se, sobretudo, a Ações de
Formação de Professores, dinamizadas pelo autor, J. Ruivinho Brazão, como Professor
Formador.
Com mais de 100 páginas, a
publicação abre com um índice sumário e com uma palavra muito breve em que o autor
se dirige às próprias crianças. Compreende 4 partes: a primeira é constituída
por 57 linquintinas, enunciados que fluem simples, espontâneos e livres,
graciosos e apetecíveis de ouvir e dizer, rápidos e transparentes como água que
sai da fonte, distribuem-se por 2 capítulos, o primeiro com lengalengas, o segundo
com trava-línguas. A segunda parte, dando ainda prioridade ao lúdico, é
constituída por 33 adivinhas. A terceira, com 34 enunciados, contém cantigas de
embalar, quadras do cancioneiro e provérbios. A quarta parte centra-se num
conto que foi recolhido na comunidade de Ferreiras, Albufeira, da voz de Alzira
Piteira: “O Menino e o Vento Norte”.
Ações de Pedagogia da
Oralidade, levadas a efeito por esta Associação com apoio de Moças Nagragadas na
Região do Algarve, comprovaram amplamente a pertinência e o acolhimento dos
conteúdos da publicação, junto das crianças do Jardim Escola.
A edição tem o mérito de beneficiar
da colaboração pedagógica da equipa de Educadoras - Ana Cristina Brazão, Maria
da Nazaré Gonçalves, Patrícia Jorge Silva (Albufeira) e Paula Rute Santos e
Paula Valente (Loulé) a quem se deve a criatividade das Sugestões Pedagógicas,
que acompanham os diferentes núcleos de texto.
Mas a publicação tem o
particular benefício do “Protocolo de Colaboração Específico”, que envolve, com
a APEOralidade, a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Escola Superior de
Educação e Comunicação: esta desce ao terreno com técnicas ilustrativas específicas
- pela mão da estagiária do Curso de Design de Comunicação da Escola Superior
de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, Inês do Carmo Gonçalves,
do Curso de Design e aluna da Prof. Doutora Joana Lessa, PhD, Professora Adjunta,
Departamento de Comunicação, Artes e Design, ESEC-UAlg. Conjugam-se, aqui, em
harmonia o imaginário linguístico e a criatividade pictórica: ganha em atrativo
a expressão da oralidade.
Dois
posfácios encerram a publicação: o primeiro, do autor, para os pais, avós e
educadores; o segundo, da equipa pedagógica para os educadores, seus colegas. E,
a concluir, notas informativas e índices vários.
A publicação enquadra-se na
convicção de que a criança e o jovem são, de sua natureza, o destinatário
primeiro da investigação do Património Oral: tendo escapado ao “Visado pela
Comissão de Censura”, a que nem escapavam as quadras de feira, a oralidade
tradicional preserva a sensibilidade pura da nossa cultura de raiz livremente
expressa, no pensar e no querer, no sonhar e o no agir do povo que somos e que
é o melhor que ainda temos. Fica assim justificada a presente iniciativa
editorial.
J. Ruivinho Brazão
Sem comentários:
Enviar um comentário