sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Avezinha Online - IV Encontro de Cantares ao Menino (Albufeira)



Dia 3 no Auditório Municipal

IV Encontro de Cantares ao Menino

A Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade leva a efeito, no Auditório Municipal de Albufeira, pelas 21h30 do dia 3 de Dezembro de 2010, o IV Encontro de Cantares ao Menino.
O evento centra-se nos Cantares de Natal recolhidos em pesquisa de campo no Concelho de Albufeira, mais concretamente, na comunidade de Paderne, que os recebeu, na sua generalidade e por via de família, da vizinha freguesia de Boliqueime. Devolve-se, assim, à comunidade o Património Espiritual que a mente e o imaginário de alguns souberam preservar e que a nós, felizmente, nos foi dado recolher e divulgar.
À voz das Moças Nagragadas junta-se, neste evento, o Grupo Coral da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. E, ainda, o Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro a que se vem associando o grupo das Nagragadas em acções de cantares tradicionais da Região do Algarve, nomeadamente, na brilhante iniciativa dos Cantares ao Menino que anualmente se realiza no Teatro Lethes a que se deve a presente designação de Cantares ao Menino. A encerrar o espectáculo e num gesto particularmente significativo, os três grupos apresentam, em simultâneo, dois cantares do Património Oral da nossa comunidade.
A Direcção da APEOralidade está consciente do elevado sentido que reveste um espectáculo desta natureza, ao permitir que a grande comunidade concelhia se reveja e confirme na riqueza singular da sua cultura de raiz. Constituindo já um hábito nesta cidade de Albufeira, o evento vai, no corrente ano, generalizar-se a vários templos do Algarve com apoio da Direcção Regional da Cultura.

A Avezinha, 2 de Dezembro de 2010

http://www.jornalavezinha.com/noticia.asp?idEdicao=234&id=11353&idSeccao=2044&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário