quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Barlavento Online - I Encontro de Cantares ao Menino - São Brás de Alportel






Igreja Matriz de São Brás de Alportel vai ser palco do I Encontro de Cantares ao Menino

A Igreja Matriz de São Brás de Alportel foi o palco escolhido para receber o I Encontro de Cantares ao Menino, que terá lugar esta terça-feira, dia 28, a partir das 21h15.

Tratar-se-á de um espetáculo de cantares populares, promovido pela Associação de Estudo e Pesquisa da Oralidade em colaboração com a Paróquia de São Brás e Câmara Municipal de São Brás de Alportel com a participação de dois grupos: o Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro e o Grupo "Moças Nagragadas".

Fundado no ano de 2000, o Cancioneiro integra o Grupo Folclórico de Faro, sendo constituído por 25 elementos, entre vozes e tocadores de instrumentos que trajam de acordo com os usos e costumes do Algarve no final do séc. XIX e início do séc. XX.

Os temas interpretados pelo Cancioneiro refletem a cultura musical algarvia, fruto de uma vasta pesquisa de músicas recolhidas junto das populações de toda a região.

Relativamente ao Grupo de cantares Moças Nagragadas, formado em 2002, este resultou de uma investigação da literatura oral popular tradicional levada a cabo por uma equipa de professores.

Atualmente, o grupo é composto por oito intérpretes e continua a dedicar-se à recolha e divulgação dos cantares tradicionais populares do Algarve.

Em 2003, o grupo passou a integrar a APEOralidade, Associação de Estudo e Pesquisa da Oralidade, criada com o objetivo de dar consistência à ação de pesquisa e estudo da oralidade.

O I Encontro de Cantares ao menino pretende assim reunir grupos algarvios que preservam nos seus cânticos a cultura popular algarvia, um legado musical que canta histórias de um passado que importa proteger e dar um novo futuro.

Barlavento Online, 28 de Dezembro de 2010, 11:15

Sem comentários:

Enviar um comentário