sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Encontro de Cantares ao Menino 2010 (S. Brás de Alportel, Silves e Alcoutim)

A APEOralidade associou-se ao Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro e à Direcção Regional de Cultura do Algarve para realizar o Encontro de Cantares ao Menino entre os dias 28 e 30 de Dezembro de 2010, nas localidades de S. Brás de Alportel, Silves e Alcoutim.

Nestes encontros actuaram os grupos "Moças Nagragadas" da nossa associação e "Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro", num espectáculo que aliou afectos, tradição e devolução à comunidade da pesquisa e recolha que estes grupos têm vindo a realizar no Algarve.

"Moças Nagragadas" é um grupo de cantares populares tradicionais, oriundo de Paderne (Albufeira). Nasceu em 2002, no decurso da acção de investigação da literatura oral popular tradicional, levada a efeito por uma equipa de professores, com início em Setembro de 1994. Desde 2003 que o grupo está integrado na nossa associação, contando com a coordenação musical de Nélson Conceição(ao acordeão), e a coordenação literária, com a investigação e fixação do texto de J. Ruivinho Brazão.

"Cancioneiro - Grupo de música e cantares populares, pertencente ao Grupo Folclórico de Faro" surgiu no âmbito de uma participação deste último no "Mondial des Cultures", no Canadá. É constituido por 25 elementos, entre vozes e tocadores de instrumentos que trajam de acordo com os usos e costumes do Algarve no final doséc. XIX e início do séc. XX. Este grupo dedica-se à representação de cantares ligados aos trabalhos do campo e da pesca, aos romances, aos cantares de Natal e às Janeiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário