sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A Avezinha Online - III Encontro de Cantares ao Menino (Albufeira)



III Encontro de Cantares ao Menino

Pesquisa da Oralidade mostrou que valeu a pena

A Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade, na sequência das acções desenvolvidas realizou, no passado dia 4, no Auditório Municipal de Albufeira que registou mais uma enchente, o III Encontro de Cantares ao Menino.
Além do Grupo “Moças Nagragadas” que é o maior veículo de divulgação do património oral recolhido em pesquisas de campo no concelho de Albufeira, especialmente na freguesia de Paderne, participaram neste encontro os Grupos Santa Maria, de Faro e os Vindimadores da Vidigueira.
José Ruivinho Brazão, presidente da direcção da APEOralidade fez a saudação aos presentes, referindo os objectivos destes eventos. A apresentação dos grupos esteve a cargo de Ana Margarida Farinheira.
A anteceder o espectáculo e durante o jantar de convívio entre os elementos dos grupos participantes, realizado no restaurante da Casa do Alentejo, em Albufeira, foi celebrado um protocolo entre esta associação regionalista e a APEOralidade.
No final do espectáculo e com os elementos dos três grupos no palco para a interpretação de uma canção natalícia, José Ruivinho Brazão surge para uma derradeira intervenção.
“Este encontro podia ter sido concebido como serão ilustrado de uma riqueza temática dos 6000 provérbios recolhidos em Paderne. Poderia ter como tema os bailes de roda e as quadras onde se mostra um mundo maravilhoso dos aspectos tantas vezes vezes reclamados e contrariados.
Este serão abraça o real e o imaginário fazendo ambos parte da nossa caminhada.
Foi um momento em que as associações de cantares mostraram o que se conseguiu preservar na memória colectiva.
Neste momento estes estratos de cultura não são apenas nossos mas através deste intercâmbio são levados para outras comunidades. Não é mais a nossa riqueza mas de todos porque se estende a outros cantos do nosso país.
Resta-me agradecer a presença de todos com particular destaque aos grupos que se deslocaram, nomeadamente os vindimadores da Vidigueira, ao Stª Maria de Faro e às Moças Nagragadas”.
Temos de passar esta ideia aos mais novos
A vereadora da Cultura, Marlene Silva também subiu ao palco para receber uma lembrança. Agradecida referiu: “É com imenso gosto que vim assistir pela 1ª vez aos Cantares ao Menino. Cada vez mais temos que passar esta ideia às gerações mais novas.
Eu fui das que tiveram uns pais que souberam transmitir o que são os Cantares ao Menino. Era pequenina e já ia com a minha mãe ouvir os cânticos ao Menino Jesus.
Ensinaram-me que o Natal era o presépio e que as prendas devem ser dadas com afecto.
Juntámos várias tradições, várias culturas e principalmente temos aqui a cultura portuguesa e a sua tradição.
É com este ânimo que a Câmara de Albufeira está sempre presente e ao lado da APEOralidade, a apoiar.
Quanto ao desafio que o Dr.Ruivinho Brazão falou não gosto de prometer sem cumprir mas falarei nos bastidores e se calhar no próximo ano por esta altura até estará a apresentar o que tanto deseja.
O presidente da Câmara não está presente porque tem outras funções a cumprir e em sua representação estou eu.
Quero agradecer a presença dos grupos e à APEOralidade a continuação dos maiores sucessos.
Aproveito para desejar aos católicos um Bom Natal e aos que não são, Boas Festas”.

A Avezinha, 10 de Dezembro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário