quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Avezinha online - Ciclo de Literatura e Canto Tradicional



Protocolo APEOralidade e Autarquia

Biblioteca Municipal recebe ciclo de literatura e canto tradicional

A APEOralidade -Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade organiza mais um Ciclo de Literatura e Canto Tradicional, dirigido ao Ensino Secundário e ao público em geral. A primeira palestra decorrerá no dia 13 de Junho, na Biblioteca Municipal de Albufeira, e incidirá sobre a temática da “Mulher e a Expressão dos Afectos no Cancioneiro Popular Tradicional”, recolhido no concelho.
Ao longo de cerca de uma hora, a APEOralidade apresentará uma breve palestra em interacção com “As Moças Nagragadas”. O grupo, oriundo de Paderne, irá interpretar cantigas de baile de roda adequadas ao tema da iniciativa.
A Câmara Municipal de Albufeira apoia o evento, no âmbito do Protocolo de Colaboração celebrado entre o Município e a Associação. Através de uma comparticipação financeira de 25 mil euros, a autarquia pretende apoiar o projecto de investigação cultural e de reflexão da literatura oral popular tradicional desenvolvido pela APEOralidade. A promoção de iniciativas culturais e recreativas que envolvam a população do concelho, com especial incidência na comunidade escolar é um dos objectivos da Instituição. As várias manifestações da oralidade popular, como os provérbios, adivinhas, trava –línguas e cancioneiro são divulgados pela Associação, através da realização de conferências, palestras, colóquios, debates, formações, entre outras actividades.
A autarquia ambiciona que Albufeira seja o primeiro concelho no Algarve e em Portugal a possuir, entre outros aspectos da oralidade popular tradicional, um mapa de ordem paremiológica e lúdica, e do cancioneiro, que permita situá-lo no contexto dos demais concelhos da região. A paremiología extrai dos provérbios a informação acumulada ao longo de anos de história. Essa informação pode ser de natureza sociológica, gastronómica, meteorológica, histórica, literária, zoológica, toponímica, linguística, lexicográfica, religiosa, agronómica, etc. Pretende-se ainda que seja efectuado um levantamento da oralidade em cada freguesia do concelho, com o intuito de realizar um estudo contrastivo entre as cinco comunidades.

A Avezinha, 4 de Junho de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário