sábado, 3 de maio de 2008

Jornal On-line A Avezinha - “Cancioneiro Tradicional Português”







Dia 10 de Maio na Biblioteca de Albufeira



“Cancioneiro Tradicional Português” apresentado pela APEOralidade

A Direcção da Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade, a que preside J. Ruivinho Brazão, vai apresentar, na Biblioteca Municipal de Albufeira, no dia 10 do mês de Maio, pelas 21.30 horas, o primeiro mostruário das cantigas e romances que têm vindo a ser objecto de investigação e estudo e divulgação na Região do Algarve. O livro surge com o título de Cancioneiro Tradicional Português e sai pela Casa das Letras, Lisboa.
Com texto e partitura, a edição compreende 50 títulos: 37 cantigas de baile de roda; 3 romances e 4 canções narrativas; 5 cantigas de Natal; 1 despique com 31 quadras. A apresentação da obra vai caber a duas personalidades que se acham ligadas, respectivamente, à área do romanceiro e à área da etnomusicologia, Pere Ferré (Universidade do Algarve) e Maria José Barriga (Universidade Nova).
A edição, que resulta da acção de pesquisa levada a efeito na comunidade de Paderne em visão contrastiva com a de Boliqueime, com fixação e estudo de texto pelo investigador J. Ruivinho Brazão, oferece uma cuidada e esclarecedora introdução e aparece enriquecida com abundantes notas de carácter histórico-linguístico, literário e musical. Em coautoria, coube a Nelson Conceição a transcrição musical: o mesmo coordena o grupo de cantares da APEOralidade.
O acto do lançamento vai ser ilustrado por um gesto particularmente significativo em que se conjugam, em breve actuação, o “Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro” e “Moças Nagragadas, Grupo de Cantares Populares Tradicionais, Paderne – Albufeira”: este último nascido da própria investigação e constituído pelas melhores entre as informantes da oralidade.
A edição, promovida pela APEOralidade, tem como patrocinadores: os Municípios de Albufeira e Loulé, a Junta de Freguesia de Paderne, a DRCAlgarve, a DREAlgarve, o IELT e o FCT.
A Avezinha, 2 de Maio de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário