Loulé recebe Ciclo de Encontros sobre Património Cultural Oral
A Biblioteca Municipal de Loulé Sophia de Mello Breyner Andresen vai promover quatro encontros, nos próximos quatro meses, sendo o primeiro dedicado aos provérbios, já no próximo dia 18 de Janeiro.
Cada uma destas actividades é constituída por uma pequena exposição sobre a temática apresentada pelo professor Ruivinho Brazão, presidente da Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade, seguido da actuação das “Moças Nagragadas", Grupo de Cantares Populares Tradicionais, com a duração aproximada de 60 minutos.
A Associação de Estudo e Pesquisa da Oralidade resulta de um projecto de investigação da oralidade que dura desde 1994, centrando a sua actividade nas freguesias de Paderne e Boliqueime num estudo contrastivo das duas comunidades.
Ruivinho Brazão é Mestre em Literatura Portuguesa na especialidade Literatura Portuguesa Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Para além das obras publicadas, Ruivinho Brazão criou em 2003 a Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade, onde posteriormente integrou as “Moças Nagragadas” que são o resultado do trabalho de pesquisa realizado, e onde se releva a riqueza dos provérbios, das cantigas de baile de roda, das adivinhas e dos romances.
Região Sul Diário online, 11 de Janeiro de 2007, 16:59
Sem comentários:
Enviar um comentário